Um canal no telegram não é uma comunidade
Categorias:

Telegram e Comunidades

Usar o Telegram como ferramenta para comunidades é algo muito legal e importante na estratégia.

Mas é preciso ser lembrado que não é só isso.

Se as pessoas não têm voz, se elas não se comunicam, se elas só recebem mensagens e não existe a possibilidade de interagir e colocar seus pontos de vistas, então você não tem uma comunidade digital online offline que seja (se é que você se propôs em ter uma). hehe.

Acredito que o Telegram seja uma ferramenta sensacional com diversos recursos, inclusive para ser um meio de comunicação em comunidades.

Mas quando você utiliza ele apenas com a funcionalidade de Canal, e, podemos comparar com a Lista de Transmissão do WhatsApp, e, também com um Outdoor, você tem apenas uma via de comunicação.

Eu vejo que isso precisa ser dito para que dois públicos possam ouvir: os que vendem uma comunidade digital (seja qual for o assunto) e aqueles que compram.

Faço isso com uma preocupação de que ambos não sejam engados por um recurso que é excelente, mas que tira completamente uma das principais práticas em uma comunidade: a comunicação mútua.

Grave aí no seu coração:

Uma comunidade dá voz para todos falarem, seja a marca, sejam os membros.

Eu quero indicar que ouça ao episódio que participei no PODCAST do Social Media Cast, onde comento mais sobre meu posicionamento sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.