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O que um Community Manager não é

Primeiro, um Community Manager não é um Social Media. 

 

Olá, pare de sufocar sua equipe com aquilo que não lhes pertence. 😇  Social media é social media. Community Manager é comunnity manager. Eu preciso lhe dizer isso porque eu sei que você já tentou inflar a carga de um colocando o cargo do outro.

Tenho alguns poucos amigos que são CM e todos, TODOS, TO-DOS concordam que infelizmente as pessoas estão contratando (ou criando vagas) Community Managers mas com o job description de um social media.

Pra falar bem a realidade, tá tudo uma bagunça! hahahah Tenta pesquisar por job description de social media, tu vais ver o que estou falando.

Eu me sensibilizo bastante com meus amigos social media, porque vejo diversas vagas incluindo coisas como: edição de vídeo, SEO, atendimento. E essas funções citadas são colocadas (em muitos casos) como primordiais.

Além disso, a vaga, “supracitada” acima exige: Nível Pleno/Sênior (pesquisa aí de novo no Google, tu vais ver quantos anos, em tese, precisa se ter na área). E pagando R$1.500,00! Bom tu leste minha indignação com uma vaga que é comum de vermos por aí.

O mesmo ocorre com o community manager, mas o meu ponto até aqui é: você pode acabar matando sua comunidade e seu colaborador. Você mata sua comunidade, porque o social media está pensando em ações de social rsrs, e acredite é beeem diferente. E você mata o social media, porque ele ficará frustrado com o que terá tentado desenvolver até então.

Faça-nos um favor, não atropele as coisas. Tu queres ter uma comunidade, pensa no profissional adequado para ela. 🙏

 

Segundo, não é SAC não importa se ele é 1.0, 2.0, 3.0 etc.

 

Estou evoluindo um pouco nessa coisa de entender porquê há comparações estranhas na profissão.🤔

Tem sido comum você e eu ouvirmos de “comunidade em torno da marca’, não é? É muito bacana ver isso acontecendo, porque é mais um passo na humanização de marcas. Nessa construção de “temos uma comunidade em torno da marca”, você começa notar algumas necessidades, e, dessas necessidades nascem as más interpretações OU funções.

1️⃣  O cenário: uma marca com muitas menções, muitos e-mails, muitas mensagens em inbox, direct.  2️⃣ A lógica: “como nós temos uma comunidade em torno da nossa marca, nós precisamos de alguém para dar conta dessa montoeira de mensagem” 3️⃣ A solução: cria-se uma vaga de community manager, para APENAS, e eu frizo, APENAS “responder as mensagens da comunidade”.


BÓRA FAZER CERTO ✅

Você percebeu a minha paciência e empatia para entender como tem surgido algumas vagas de community manager, mas que pouco tem de CM ? 😉  Não importa o quão humanizado você vai ser no seu SAC, não importa o nível e o número que você coloca depois do nome. Fazer/ser SAC não te faz um community manager, só porque são perguntas/menções/mensagens “da sua comunidade”.

Mas se você já tem alguém fazendo essa função que citei, e você MATOU essa pessoa, trancando ela em uma salinha com um notebook e um monte de ticket para responder, dê uma oportunidade para ela ser um CM de verdade.  🎁  Como?

Vai nesse zumbi respondedor de mensagens e peça para ele qualificar as mensagens em: elogios, frustrações. Com os elogios, peça para ele entender algum padrão nas mensagens. Será que as mensagens vieram depois de algo que foi feito pela marca, ou será que é por causa de um produto? Após entender os padrões, seu CM pode entender como a sua “comunidade em torno da marca” pode ser ainda mais estimulada.

Peça para ele repetir o mesmo processo com as frustrações e agora dê a ele a liberdade de sugerir uma ação para mitigar o motivo das frustrações. Sacou a habilidade e o potencial?

 

Enfim, esse é um texto que está ainda em construção, mas com certeza você já sacou que será algo longo. Ah, tudo isso eu posto no meu Instagram se você quiser conferir por lá

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