Pesquisando sobre o que é Community Manager
Categorias:

O que é Community Manager?

Provavelmente você também não tenha percebido, mas nesta saga eu já estou trabalhando como community manager há alguns posts atrás 😀 provavelmente aqui.

Sim, da mesma forma que você não percebeu eu também não havia notado. Eu estava fazendo coisas que eram tão naturais pra mim, que precisei pesquisar o que era ser um community manager, porque eu havia recebido o convite para trabalhar nesta função, mas não fazia ideia do que significava hehe.

Community Manager a pesquisa

Bom, na época que pesquisei só haviam resposta em inglês (e em certos pontos eu ainda acredito que ele seja um dos melhores posts), hoje você pode encontrar diversas respostas sobre este assunto em português, inclusive diversos profissionais que trabalham nesta mesma função.

Eu até mesmo cheguei fazer uma pesquisa com 9 profissionais que eu encontrei no LinkedIn pra saber o que eles faziam e como faziam (mode stalker on).

Na minha visão

Entretanto eu quero te contar o que eu entendo ser um Community Manager:

  • Quem vivencia as dores do público (porque já foi um deles ou pelo fechou os olhos pra imaginar como seria);
  • Alguém que não tem medo de testar, errar e floppar;
  • Que reconhece sua posição como intermediador e facilitador entre a marca e seu público;
  • Uma pessoa analítica e que aprende com números e experiências;
  • A ponte que auxilia o público a alcançar o seu melhor;
  • Um apaixonado pela sua comunidade (pessoas, marca, assunto). Mas pera aí!!

Eu estou falando de um gerente de comunidade que trabalha com uma comunidade (um conjunto de indivíduos ligados por interesses comuns E QUE SE ASSOCIAM com frequência ou vivem em conjunto).

Sei que hoje existem os profissionais com o título e community manager, mas que trabalham como um social media, produzindo conteúdo, fazendo curadoria, fazendo SAC 2.0, acompanhando menções e gerenciando crises.

Você percebeu que as duas listas que dei agora “fazem o mesmo”? Interessante!

Cruzamento de dados sobre participação na comunidade, engajamento, churn, UGC, NPS, etc. Enfim, você vai encontrar muitas coisas legais se pesquisar, embora concorde com muitas delas, prefiro a lista que coloquei primeiro, é mais humano e diz mais sobre mim e o motivo de me tornar um community manager.

3 comentários em “O que é Community Manager?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.